Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços - 4ª Fase - Questionamento


Organizada pelas amigas.
Gina -  membro honorário 


Questionamentos

Aos 30 anos de idade, eu estava acabando de sair do um casamento que começou errado, durou 12 anos, mas por insistência minha em tentar salvá-lo.
Nenhum casamento resiste a um namoro e um noivado conturbado. Bem que me avisaram, mas eu estava na fase da juventude, não escutei. Nessa fase, ninguém escuta.

E, foi aos 31 anos de idade, separada, com duas filhas, foi início de muitos questionamentos.

Fiz uma retrospectiva de todas as escolhas erradas de minha vida. Que amor era esse que não resistiu? Ou será que ele nunca existiu? E foi isso mesmo.
Eu já havia cometido um dos maiores erros de minha vida, mas eu não poderia voltar atrás e consertá-lo. O jeito era seguir em frente.

Amar novamente? Era meu maior medo e questionamento. Uma pergunta que não se calava dentro de mim. Eu era muito jovem ainda para não tentar ser feliz, e era isso que eu mais desejava.

Os questionamentos eram muitos, e não só sobre o amor. Eu me perguntava o porque de não ter feito faculdade antes de casar, porque não havia me preparado pra ser esposa antes de tudo. Porque eu havia largado minha caminhada na Igreja Batista. Por que eu não havia me apaixonado por um Pastor. Porque eu não havia escutado os meus pais. Enfim, eram muitos questionamentos dentro de uma pessoa só. Mas o pior deles era se eu deveria tentar novamente.

Depois de um ano, conheci uma pessoa que me fez sonhar e ter esperança. Aí sim, eu fui muito feliz. Nossa relação era cheia de amor, carinho, respeito, cumplicidade, nós dávamos bem em tudo que um casal precisava pra ser feliz .Fizemos planos, sonhamos juntos, e eu imaginava morrer bem velhinha ao lado dele. Tolinha, eu. Risos

Resumindo pra encurtar a história: isso tudo durou um pouco mais de nove anos. De um dia para o outro, sem aviso prévio nenhum, essa relação acabou. Foi quando eu quase fui ao fundo do poço.
Os questionamentos dessa época foram piores do que o anterior. Eu já não era tão jovem suficiente para cometer mais erros. Eu já não sonhava tanto quanto na juventude. Eu já não tinha tanta força assim pra superar. Minha vida passou a ser de perguntas e mais perguntas dentro de mim. Todas elas eu não tinha respostas.

Superei mais essa fase. Hoje, sou uma mulher feliz, e não guardo nenhum tipo de rancor desses acontecimentos.

Amar novamente? Eis o maior dos questionamentos. Tranquei meu coração e joguei a chave fora. Risos

Deixo bem claro, que sou a favor do casamento e da família. O fato de ter acontecido isso comigo, não quer dizer que é o que eu sonhava, ou queria pra minha vida.


Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.


Devido à falta de tempo por motivo de trabalho, só posso retribuir as visitas  e comentários, durante o final de semana.
Muito obrigada à equipe organizadora dessa linda blogagem, por me dar a oportunidade de participar.

18 comentários:

  1. Que lindo te ler e ver teu coração abrindo-se ,jogando os questionamentos pra fora.


    Eles aconteceram e com motivos justo, claro. E depois veio o seguindo, mais e mais ainda questionamentos.. Mas fechar-se e jogar a chave fora? NÃO!!

    Sou casamenteira(amida de S.Antônio) e de repente, pinta( se for pra pintar coisa boa.Senão,NADA!) Estás bem assim, linda, querida por todos!

    Lindo passar aqui!! beijos,tuuuuuuuuuuudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amada !
    Aqui neste universo virtual,passamos a conhecer nossos amigos quando eles nos apresentam suas páginas da vida.
    E vc apresetando essa página,é muito bom para quem quer conhecer as fases da vida.Incentivo para quem vive algo parecido...
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Lindo seu texto! Não jogue a chave fora não, deixe guardada em um lugar visível. beijos

    ResponderExcluir
  4. Bravo Lucinha!
    Linda história de vida de uma mulher guerreira que não se dobra frente as diversidades que aparecem, mas sabe contorná-las e seguir em frente com dignidade e sem muitos questionamentos...Vida que segue, com amadurecimento e muito amor.
    Amei também os versos de Vinícius.
    Abraços! Dias felizes e abençoados pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Amiga Lucinha

    Você é uma menina muito da corajosa,uma guerreira que não se deixa abater pelas adversidades...foi ao fundo do poço e conseguiu emergir,vir à tona,pronta para outra batalha,uma vivência em outro país,com muita coragem e determinação...é por isto que te admiro tanto,minha querida.
    Quanto a jogar a chave fora,acho prematuro,o destino pode ainda te trazer alguma surpresa boa...

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  6. Lucinha, faça de conta que fui eu que escrevi no lugar da Imaculada! Ela falou tudo do jeitinho que eu queria lhe falar. Concordo com ela, mas não jogue fora a chave do seu coração. Ele ainda aguenta mais um amor! Os versos de Vinícius eu já os postei certa vez, para uma declaração de amor ao Tony. O futuro são desígnios de Deus! Fique com ele! Tenha um lindo e ensolarado final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucinha!
    Que belo depoimento!
    Sua participação foi muito bonita. Você é uma grande mulher e quanto aos questionamentos, eles sempre existem e nem sempre temos as respostas.
    Beijinhos e um lindo fds!

    ResponderExcluir
  8. Lucinha

    Lendo sua postagem pensei algo que falo sempre ... ah... s soubesse disso antes...
    Uso essa frase pra um monte de coisas/fatos.
    Por que só aprendemos VIVENDO!!
    E não adianta tentar evitar ... destranca o coração e aproveita a vida.
    Por que friozinho na barriga é sempre bom ... mesmo que dure pouco ... se não as montanhas russas não fariam tanto sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucinha,
    gostei do texto,porque na vida nem tudo acontece como planejamos,mas saber dar a volta por cima é fundamental e essa volta acontece quando paramos para refletir e nos questionar.
    abraço e um ótimo final de semana,=)

    ResponderExcluir
  10. Na vida se caminha vivendo. O que experenciamos são aprendizados para novas escolhas, mas para que elas fiquem visíveis precisamos de manter as janelas e portas abertas.
    Parabéns pela forma espontânea de se revelar neste compartilhar de questionamentos.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucinha!
    Só a blogagem para nos unir, rsrs, mas a vida é assim mesmo, nos enche de questionamentos e a busca nos ensina. Cada dia é um novo dia e a história sempre se repete, o importante é se fortalecer para superar os tropeços do caminho, como vc fez. Linda participação, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Querida Lucinha,
    que bom que você conseguiu participar da 4ªfase pois seu texto está maravilhoso. Também já tive essa pergunta me atazanando: Devo voltar a amar um homem?

    Mas esse questionamento surgiu apenas entre o 1ºcasamento e o 2ºcasamento que terminou agora (há 1 ano). Este 2ºtermino foi de comum acordo, sem mágoas. Ficamos muito amigos. Com maturidade percebemos que nosso caminho futuro não era igual, então na bifurcação do caminho decidimos em consciência.

    Por isso, tenho certeza que voltarei a amar alguém com caminho semelhante ao meu (mais espiritual e menos material). Mas ainda não pedi a Deus ninguém porque por enquanto preciso de estar só. Quando estiver preparada, encomendo :)
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga Lucinha,
    Sabe porque a admiro?
    Pela sua simplicidade na forma como fala de si e como vai encarando cada passo da sua vida de uma forma tão íntegra e que fica bem demonstrado neste seu relato.
    Muito grata pelo seu exemplo.
    Bjs
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucinha,
    Que bom que você não guardou nenhum rancor. Isso faz parte do nosso crescimento e amadurecimento.
    Na nossa juventude não ouvimos ninguém mesmo. Parece que já tínhamos o poder e a sabedoria, mas tudo na vida tem seu lado bom e o aprendizado de uma relação, seja ela qual for, nos fortalece.
    Estou adorando passear pelos questionamentos dessa blogagem coletiva.
    Tudo de bom.
    Beijos mil
    Já estou "linkada" no seu blog.

    ResponderExcluir
  15. "Que seja infinito enquanto dure"...lindo esse soneto, foi o primeiro poema que escrevi no meu caderno de recordações aos 12 anos de idade, como esquecer?!!!A vida nos prega tantas peças, tantos questionamentos e não é porque amadureci o suficiente para entender que o respeito, a cumplicidade e a amizade é que nos mantém em um relacionamento.Sei que preciso ter alguém com quem conversar no futuro(e espero tê-lo com meu marido.Questionamentos tenho ainda, mas deixei guardadas alguns, para quem sabe ter a resposta mais adiante, agora não é o momento.
    Deixe a chave guardada em um baú, quem sabe que o que é para você ainda está guardado...O amanhã pertence a Deus...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  16. Lucinha, admirável a sua franqueza e simplicidade em relatar fatos tão íntimos, mas acredito que eles passaram e não te doem mais! Tirando por mim, que não consigo falar de algo que me dói, eu me traco. Também acho que, se aparecer alguém que te toque, você irá procurar a chave do seu coraçao. Vamos dizer que tudo que aconteceu foi uma preparação para algo maior, que pode ser com você mesma, aprender a se amar e viver bem consigo.
    Obrigada por participar mais uma vez da blogagem. Já saiu o tema da 5ª e última fase.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucinha!

    Antes! Estou dando prosseguimento às visitas ao BC Questionamento.

    Agora, sua participação!

    Falando em chave... Me fez lembrar de um filme: "Um Beijo Roubado". Eu escrevi sobre ele num outro blog que eu criei: http://cinemaeaminhapraia.com.br/2008/04/26/um-beijo-roubado-my-blueberry-nights-2007/

    Que bom que está em paz consigo mesmo! Traduzido nessa alegria! E é isso mesmo. Tem mais que ser feliz!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  18. Olá, querida
    Assim como vc, estou super atarefada pela Missão que assumi há 3 meses...
    Vi o carinho com que fez a postagem... obrigada, viu???
    Tomara que seja mais eterno o amor sempre... além do atual: "enquanto dure"!!!
    Seja abençaoda e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias